Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

515 - Acervo ODC Nº1 - Terminal Alvorada

Esta é a pasta 515, edição 11 - Ano 08 do site - Por: Luiz Ferro


Hoje o Ônibus da Cidade estreia a série de posts “Acervo ODC”. E para começar essa série, o tema será o Terminal Alvorada.

Construído e Inaugurado em 1981, o Terminal Alvorada foi construído numa da Barra da Tijuca que vivia o início de um grande crescimento. No início, sua operação foi de maneira parcial e concentrava apenas 11 linhas, que o ligavam aos Aeroportos Internacional Tom Jobim e Santos Dumont, Centro, Zona Sul, e bairros da região. Hoje o terminal é um dos maiores terminais de ônibus urbanos da América latina.

O ODC abre o baú e mostra como era o terminal e como ele é hoje, em apenas 3 fotos.


Em 2007, o terminal passa pela sua primeira reforma, mas nada muito radical. Apenas consertos e reformas de maquiagem. Na época dessa foto (2008), o terminal projetado originalmente para receber 11 linhas, sofria com a falta de espaço e organização para tantos ônibus de linhas criadas posteriormente, reflexo do "boom" de crescimento que o bairro sofreu em menos de 30 anos. Metade do terminal era coberto e metade era a céu aberto, além da pista de asfalto, que tinha muitos buracos.



Com o projeto do BRT, o terminal passaria pela sua mais radical mudança. Na foto acima (de 2012), o terminal estava com as obras de remodelação em andamento.


Além de ser a principal estação do BRT, hoje o Terminal Alvorada é maior e bem organizado com espaço demarcado para cada linha. Na remodelação, o terminal ganhou novas instalações, passou a ser todo coberto e as pistas passaram a ser de concreto, para aguentar o tráfego constante de ônibus.

O que você acha do atual terminal Alvorada, e quais lembranças você guarda do velho Alvorada? Opine!

Nenhum comentário:

Postar um comentário