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sábado, 21 de dezembro de 2013

504 - Translitorânea Turística. Será o fim?

Esta é a pasta 504, edição 20 - Ano 07 do site - Por: Luiz Ferro

No dia 19/12/2013, a trajetória da Translitorânea Turística sofre uma derrocada. Uma empresa que veio para inovar, mas que acabou atolada em dívidas.

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Consórcio Intersul - Áreas 1 e 2 / Letra A
Consórcio Transcarioca - Área 4 / Letra C
Translitorânea Turística Ltda.
Rua Bérgamo, 160 - Rocha - Rio de Janeiro/RJ
Registro SMTR: A210xx e C210xxx

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Criada no final de 2010, com a licitação das linhas de ônibus da cidade do Rio de Janeiro e da dissolução da Amigos Unidos, a Translitorãnea começou mostrando serviço e mandando embora toda a "velharada" da antiga empresa e trazendo veículos usados em melhor estado para servir melhor de forma provisória enquanto a frota nova não chegava.


Como foi criada na licitação, a Translitorãnea provisóriamente adotou uma "Pintura" descaracterizada da Amigos Unidos. Enquanto a frota 0Km não chegava, a Translitorânea adquiriu veículos usados. Os Torinos das fotos acima e abaixo eram oriundos da Pavunense.

Torino Ex-Pavunense com a pintura padrão.

Neobus Mega IV Ex-Andorinha Rio.

Poucos foram os veiculos aproveitados da Amigos Unidos. Os Mascarello Gran Via que a antecessora comprou em 2009, continuaram por mais algum tempo na frota da Translitorânea.

Mascarello Gran Via Ex-Amigos Unidos com a pintura padronizada. Esses veículos foram repassados para a Andorinha Rio em 2012.

Os Gran Midis III. A primeira aquisição de veículos 0Km da Translitorânea. Em 2012, esses veículos foram repassados para a Rio Rotas.

A Translitorânea operou a linha de integração do metrô 590, antiga 591A da Amigos Unidos. A linha ligava o Leme até a estação Cardeal Arco Verde do metrô. A linha foi desativada em 2012 por baixa demanda, e os micros que operavam ela foram vendidos.

2011 chegou com tudo na Translitorânea. Uma ousada mega renovação com mais de 90 veículos Neobus Mega BRS Scania de piso baixo. As primeiras unidades começaram operando em linhas reativadas, como a 521 e 522. A inovação foi tanta, que muitas pessoas passaram a andar nessas linhas só pela curiosidade em andar num ônibus tão diferente e inovador.

 
Como a rocinha é um lugar de ruas bem íngremes e estreitas, a operação dos pisos baixos era inviável. Para renovar as linhas do setor Rocinha, a Translitorânea comprou Neobus Spectrum City curto com chassi pesado. Volkswagen 17-230 EOD. Mais potência para encarar grandes subidas.


Foto de um Mega BRS poucos dias antes da greve da Translitorãnea. 

Em 2013, os problemas surgem. Com a regulamentação das vans na Rocinha, a Translitorãnea não conseguiu reforçar a frota nas linhas desse setor. Com isso, ela perdeu as linhas daquela região, que foram repassadas para outras empresas. Ela se desfaz dos carros do setor rocinha e se torna a primeira empresa com frota 100% piso baixo no Rio.

Várias dívidas oriundas da Amigos Unidos e processos trabalhistas criaram uma bola de dívidas. No dia 19/12/2013 as portas da garagem amanhecem fechadas. Os funcionários entram em greve e as atividades da empresa são reduzidas quase a zero, com apenas dois carros operando a 308. Linha essa, que recebeu reforço de outras empresas do consórcio transcarioca. Uma empresa que inovou, mas que não conseguiu se livrar do fardo pesado de sua antecessora. Vamos ver qual será o próximo capítulo da Translitorânea.